Notícias

MARTA RESSUREIÇÃO – PROJETO QUER OTIMIZAR O DESENVOLVIMENTO DE OURIÇOS-DO-MAR EM AQUACULTURA

Marta Ressureição, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projeto OtimO com o objetivo de optimizar as técnicas de produção de ouriço-do-mar em aquacultura.

Este projeto está particularmente interessado na espécie Paracentrotus lividus, uma espécie de ouriço-do-mar que durante o desenvolvimento larvar tem a necessidade de assentar numa superfície de forma a atingir a maturidade sexual.

“Esta fase tem apresentado muitos problemas. Precisamos de mais conhecimento sobre o que é que induz o assentamento, e o que é que nos vai levar a ter mais ouriços-do-mar a partir do mesmo número de larvas”, conta.

Nas instalações do MARE na Figueira da Foz estão a ser desenvolvidas experiências em duas instalações piloto com adultos em idade reprodutiva e com juvenis desta espécie.

Saiba mais aqui.

 

A.  R. Acácias lote 40A, 3090-380 Figueira da Foz 

M. +351 968 768 949

E. info @ otimo project .com

O PROJETO

OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar” visa o desenvolvimento e validação de um modelo inovador aplicado à produção de ouriço-do-mar, centrando-se na otimização do seu rendimento a partir do melhoramento das metodologias e procedimento. 

NEWSLETTER

Fique a par de todas as curiosidades do processo de produção do ouriço-do-mar!