Projeto

A produção de ouriço-do-mar é ainda bastante limitada derivado a reduzidas taxas de produtividade e sucesso na reprodução e crescimento. Torna-se imperativo desenvolver e validar soluções que integrem métodos que maximizem a rentabilidade dos processos de produção, bem como sistemas de aquicultura que minimizem os impactos ambientais desta atividade.
 
A implementação de sistemas de aquacultura multitrófica integrada (IMTA) é indicada como uma solução para o desenvolvimento ambiental e económico sustentável. Nestes sistemas, os resíduos resultantes da produção são usados como recursos para outros organismos produzidos em associação, resultando na redução do impacto ambiental da atividade e no aumento do retorno económico dos produtos complementares que podem ser usados como alimento ou exploradas por outros agentes económicos fomentando a economia circular.
 
A operação “OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar” visa desenvolver, demonstrar e disseminar um modelo inovador de produção, que potencie a economia azul a partir de atividades I&D como motor e da inovação como um importante vetor na diversificação e aumento de competitividade da economia das zonas costeiras

O projeto OtimO contempla as seguintes atividades:

1. Instalação
No Laboratório Marefoz será instalado, à escala piloto, um sistema IMTA com recirculação de água (RAS) em condições reguladas de temperatura, iluminação e arejamento.
2. Colheitas
Ao longo da duração da operação serão efetuadas campanhas de amostragem, para recolha de água e organismos reprodutores, fundamentais para a produção de P. lividus, para o funcionamento e manutenção do sistema de produção, e para o trabalho experimental.
3. Operacionalização do sistema
Esta atividade engloba todos os procedimentos necessários para o arranque e manutenção do funcionamento do sistema
 
Para a operacionalização do sistema gostávamos de ter um esquema próprio:
 
  1.  monitorização e ajuste das condições físicas e químicas – com recurso a sondas, sensores e análises físico-químicas;
  2.  cultivo de algas e halófitas usadas na depuração da água e como alimento para o ouriço-do-mar
 indução da reprodução;
  1.  desenvolvimento larvar;
  2.  crescimento dos juvenis.
Será testada a influência de diferentes condições (ex. dieta, iluminação, T, Sal) nos processos de reprodução, desenvolvimento larvar e crescimento, para se proceder à calibração do modelo de produção mais eficiente para esta espécie.
4. Disseminação
A transferência de inovação resultante de I&D para o setor económico requer um plano de disseminação eficiente, com uma estratégia bem definida e estruturada.
5. Gestão do projeto
Para a prossecução adequada dos trabalhos será efetuado o acompanhamento ao longo da operação garantindo o cumprimento dos objetivos traçados, operacionais e estratégicos, da elaboração e apresentação dos relatórios de trabalho e do desenvolvimento do estudo de viabilidade económica e financeira do projeto.

 

A.  R. Acácias lote 40A, 3090-380 Figueira da Foz 

M. +351 968 768 949

E. info @ otimo project .com

O PROJETO

OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar” visa o desenvolvimento e validação de um modelo inovador aplicado à produção de ouriço-do-mar, centrando-se na otimização do seu rendimento a partir do melhoramento das metodologias e procedimento. 

NEWSLETTER

Fique a par de todas as curiosidades do processo de produção do ouriço-do-mar!